30 maio, 2011

Sol - 16 Erupções Classe C e uma M dia 28-05-2011



Nos últimos dias do mês de maio, o Sol que estava tranquilo, resolveu acordar. Só hoje, dia 28, ocorreram 16 erupções solares classes C, para no final do dia eclodir uma classe M, proveniente da manha 1226. Nos próximos dias a região mais ativa (1226) se volta para a Terra.  
De olho no Astro Rei!

Ravena









Índice KP


O gráfico acima mostra o Índice KP de atividade solar e é atualizado a cada 3 horas.
Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.
O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.
Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.

Fluxo de Raio X
A linha vermelha exibida no gráfico mostra o Fluxo de Raios X registrado pelo satélite GOES-14 no comprimento de onda entre 1 e 8 angstrons. Dentro desta região do espectro, os flares solares produzem picos que permitem classificar a intensidade da tempestade solar.
Picos superiores a 10-5 já são considerados tempestades. Maiores que 10-4 são tempestades de classe X, bastante intensas.
Do lado direito do gráfico existe a correlação entre o fluxo de raios X e os flares solares. Flares de Classe X podem provocar blackouts de radiopropagação que podem durar diversas horas ou até mesmo dias.
As rajadas da Classe M são de tamanho médio e também causam blackouts de radiocomunicação que afetam diretamente as regiões polares. Rajadas de Classe C ou inferiores são fracas e pouco perceptíveis aqui na Terra. O gráfico é atualizado a cada 3 minutos.


Fontes de pesquisa:
http://www.spaceweather.com/archive.php?view=1&day=28&month=05&year=2011
http://www.apolo11.com/atividade_solar.php
http://www.lmsal.com/solarsoft/last_events/gev_20110528_2144.html
http://sohodata.nascom.nasa.gov/cgi-bin/data_query_search_movie
http://www.tesis.lebedev.ru/en/sun_flares.html?m=5&d=28&y=2011
http://evoluindo-sempre.blogspot.com/