05 abril, 2011

A BIBLIA JA ALERTAVA PARA AS CATASTROFES,GUERRAS E EPIDEMIAS PELO MUNDO



É muito importante darmos atenção a alguns detalhes descritos na profecia de Daniel 2:
              Detalhes             
Sobre o reino
Nos versos
“Uma Pedra”
Não faz parte da estátua. É um corpo estranho
34
“Soltou-se”
Vem do Céu
34
 (ver Mateus 24:30)
“Sem auxílio de mãos”
Não existe interferência de seres humanos em seu estabelecimento
34
“Esmigalhou”
“Encheu a terra toda”
Não se soma aos outros, não compartilha de suas experiências passadas
34 e 35
“Estabelecerá um reino que jamais será destruído”
Será eterno
44 e 45

A própria Bíblia se explica – basta compararmos texto com texto (Isaías 28:10), sem esquecer o contexto em que tudo foi escrito. Assim, vejamos quem ela diz ser a Pedra: “E a pedra era Cristo.” 1Coríntios 10:4 – RA (ver Atos 4:11).

Em outras palavras, a Pedra que vem do Céu representa Jesus voltando à Terra, para estabelecer um reino eterno. Isso faz muito sentido quando lembramos da Sua promessa: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”João 14:3 – RA.
Veja o que a Bíblia afirma sobre a segunda vinda de Cristo: “Aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória... Assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:30 e 27. Jesus usou a figura de um relâmpago para ensinar que não haverá nada de secreto quando Ele voltar. Todos os que estiverem vivos O verão (Apocalipse 1:7).
Jesus deixou alguma pista sobre a Sua volta? “Os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: ‘Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos’?” Assim como eles, nós também desejamos saber. Entretanto, Cristo advertiu: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” Mateus 24:3 e 36.

A data e a hora, Deus não revelou. Mas Ele sabia que Seus filhos precisam de uma esperança no coração, por isso deixou alguns sinais para sabermos a proximidade de Sua volta.

Revelando os Sinais da Sua Vinda
Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo! e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras... Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. ...muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará... Haverá grandes pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu”.Mateus 24:4-13; Lucas 21:19.
Estes sinais descritos por Jesus podem ser classificados em cinco grupos:
  • SINAIS NO MUNDO FÍSICO - “...haverá terremotos em vários lugares ...as nações estarão em angústia e perplexidade...” Mateus 24:7 e Lucas 21:25.
Alguém poderia dizer: “Sim, mas tudo isso sempre existiu!” Acha mesmo? No século 19, ocorreram 41 grandes terremotos, causando pouco mais de 350 mil mortes. No século 20, houve mais de cem grandes terremotos, provocando a morte de mais de 2 milhões de pessoas.
Segundo a Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA), a temperatura da Terra subiu 1ºC no último século - o suficiente para desequilibrar o mundo natural. Em 2005, houve a temperatura mais alta dos últimos 100 anos. Nesse ano, ocorreram centenas de desastres naturais: 168 INUNDAÇÕES, 69 TORNADOS ou FURACÕES, 22 SECAS e tantos outros. A vida de 154 milhões de pessoas foi transtornada.
  • SINAIS NO MUNDO POLÍTICO - “Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras... Nação se levantará contra nação, e reino contra reino.” Mateus 24:6 e 7.
  Iraque e EUA; israelitas e palestinos; os conflitos no Sudão, Serra Leoa e Taiti...Embora a guerra esteja presente durante toda a existência da humanidade, a ênfase bíblica é para o AUMENTO NA INCIDÊNCIA desses sinais nos últimos dias. E a evolução das guerras não tem sido apenas em intensidade, pois novas modalidades de combates e ataques têm surgido: guerras intelectuais e biológicas e, também, uma das guerras invisíveis mais temidas de hoje, o TERRORISMO.
  • SINAIS NO MUNDO SOCIAL - “Haverá fomes ...epidemias em vários lugares.” Mateus 24:7 e Lucas 21:11 - RA.
A ONU tem um departamento só para acompanhar a fome no mundo, a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Jean Ziegler, eleito em 2000 como o representante especial para o Direito à alimentação, em um relatório anual nas Nações Unidas, apresentou informações mundiais que deixaram todos estarrecidos:
    • A cada sete segundos, uma criança com menos de dez anos morre de fome;
    • Todos os dias, 100.000 pessoas morrem de fome ou de suas conseqüências, e a cada quatro minutos, uma pessoa morre por falta de vitamina A;
    • Em 2001, o número de pessoas com carências alimentares passou de 815 milhões para 840 milhões.
E o que dizer da AIDS? Desde que foi reconhecida pelo Centro Para o Controle de Doenças, de Atlanta, EUA, em 1981, já contaminou 10% da população da África e matou cerca de 20 milhões de pessoas no mundo - de acordo com dados da OMS(Organização Mundial da Saúde).
  • SINAIS NO MUNDO MORAL - “NOS ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, DESOBEDIENTES AOS PAIS, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, MAIS AMANTES DOS PRAZERES DO QUE AMIGOS DE DEUS.” 2Timóteo 3:1 – 4 (ênfase acrescentada).
            Para confirmar o que Paulo escreveu em sua segunda carta a Timóteo, basta dar uma olhada nos noticiários e ver todos estes sinais se cumprindo.
  • SINAIS NO MUNDO RELIGIOSO - Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam.” “E este evangelho do Reino será pregado a todo mundo, como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:24; Lucas 21:8; Mateus 24:14.
            Falsos profetas realizam sinais para ENGANAR até mesmo os que têm fé. Ligue sua TV e você verá muita gente sendo enganada em nome de Deus. O que está faltando se cumprir? O último sinal predito é a profecia de Jesus, de que o evangelho seria pregado em todo o mundo, antes de Sua volta. Isto está quase se cumprindo, pois o cristianismo é hoje a maior religião do planeta, com 2,1 bilhões de adeptos, em mais de 200 países.
Jesus prometeu que viria uma primeira vez, e veio. Prometeu que iria dar Sua vida, e cumpriu. Ele prometeu que iria ressuscitar, e ressuscitou no terceiro dia. E antes de subir ao Céu, disse que voltaria. O que você acha? Será que o cumprimento daquelas promessas não seria a GARANTIA de que a última – a Segunda Vinda – também se cumprirá? “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’ Amém. Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20.
Enquanto andou nesta Terra, Jesus viveu o amor em sua expressão mais completa. Para Ele, não havia barreiras sociais ou financeiras, pois nada podia impedi-Lo de estar com as pessoas. Como Ele mesmo declarou a Pilatos, pouco antes de morrer:“Meu reino não é deste mundo”. João 18:36. Confesso a você que estou cansado dos reinos deste mundo. Estou cansado da impunidade, da insegurança, da injustiça, do sofrimento e da saudade. Desejo, com todas as minhas forças, viver neste REINO QUE NÃO É DESTE MUNDO.